quinta-feira, 14 de abril de 2011

SESSÃO CINEMA...


Um bom vídeo é atraente para inserir um novo assunto, para despertar a curiosidade, a motivação para novos temas. Isso facilitará o desejo de pesquisa nos alunos para aprofundar o assunto do vídeo e da matéria.




O BRASIL É O BICHO

Sinopse: O documentário mostra a biodiversidade brasileira e a interação entre a fauna silvestre e o homem. O filme leva o telespectador para uma fascinante viagem a um país desconhecido e selvagem. A história surpreende, pois mostra que, algumas vezes, os brasileiros desconhecem aquilo que de mais rico e singular possuem: a diversidade da vida selvagem. O roteiro, patrocinado pela mineradora Vale, é de Dener Giovanini, um dos mais conhecidos ambientalistas brasileiros.


AVATAR

Sinopse: Conta a história de Jake, ex-fuzileiro naval (Sam Worthington), um veterano de guerra paraplégico, que é levado em uma missão à Pandora uma lua orbitando o planeta gasoso Poliphemus em Alfa Centauri, um planeta habitado pelos Na’vi – uma raça humanóide que possui cultura e idioma próprios. Pandora é como a Terra, além da riqueza em biodiversidade, um planeta com formas de vida incríveis, densa vegetação e a civilização dos Na´vi, uma raça humanóide mais primitiva que a nossa, mas muito mais sábia. Eles podem ser guerreiros ferozes quando provocados, mas normalmente vivem pacificamente em suas florestas. Os humanos não podem respirar o ar de Pandora, então para que pudéssemos operar por lá foram criados híbridos humano - Na´Vi, chamados de Avatares. Eles são controlados por pilotos humanos, que projetam suas consciências nesses corpos, vivendo através deles. O que evidentemente entra em choque com os humanos da Terra.




RIO

Sinopse: O filme conta a história de uma arara azul chamada Blu. A ave cresce acreditando ser a última de sua espécie, até descobrir que há uma arara azul fêmea no Rio de Janeiro. Com a missão de impedir a extinção de sua espécie, Blu é obrigado a deixar o conforto de sua gaiola em Minnesota, onde é criado como um animal de estimação, para se aventurar em uma cidade totalmente estranha. Acontece que o problema só aumenta quando Blu conhece Jewel, uma ave independente e feminista que não tem a menor intenção de facilitar a sua tarefa. Na cidade maravilhosa, as araras acabam embarcando em uma grande aventura onde conhecem a coragem, a amizade e o amor.
Além da tecnologia 3D, o longa conta com a brilhante direção de Carlos Saldanha, premiado cineasta brasileiro que também dirigiu grandes sucessos como a Era do Gelo 2. O cenário também é muito convidativo, já que todos os detalhes dão a paisagem um ar ainda mais real.
Um filme divertido, com uma série de animaizinhos irreverentes e uma questão séria perfeitamente abordada: a extinção das araras azuis e retrata "bem realisticamente" a questão do tráfico de animais. "Mostra como os bichos são acondicionados de forma precária pelos traficantes. O mercado ilegal de animais silvestres é muito forte no Brasil e só fica atrás do mercado de armas e de drogas. De cada dez aves capturadas na natureza, só uma sobrevive", diz ela, que ajudou a comparar características dos principais personagens do filme com espécies da vida real. Com certeza Rio é um daqueles filmes que dão aquele orgulho de ser brasileiro, tanto pela produção quanto pela história. Nele o Rio de Janeiro  é retratado como nós conhecemos, uma cidade maravilhosa. Eu recomendo!